Vollary planeja construir usina de reciclagem em Tupã/SP

O Grupo Vollary, da cidade de Osvaldo Cruz/SP, se reuniu esta semana com o prefeito da cidade de Tupã, o Sr. Ricardo Raymundo, e o vice-prefeito, o Sr. Caio Aoqui, para discutirem a possibilidade de construir uma usina de reciclagem de resíduos de construção civil.

Veja abaixo a íntegra desta matéria veiculada no jornal Diário de Tupã do dia 27 de Janeiro de 2017.

Empresa planeja construir usina de reciclagem da construção civil

O Grupo Vollary, comandado pelos tupãenses Cláudio Santos e Percival Soares, esteve reunido esta semana com o prefeito Ricardo Raymundo e o vice Caio Aoqui, para apresentar o projeto de construção de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Tupã.

Durante a reunião, que também contou com a participação do secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce Cabrera, e do vereador Alexandre Scombatti, a empresa revelou que a proposta é investir cerca de R$ 1 milhão na construção de uma usina capaz de absorver e reciclar todo entulho produzido nas obras executadas no município.

Cláudio Santos, diretor operacional do Grupo Vollary, falou sobre a viabilidade econômica do empreendimento em Tupã, devido aos inúmeros investimentos no setor de construção civil e também à ausência de empresas ou ações governamentais atuando na reciclagem desses resíduos.

Ele enfatizou também a importância do apoio do poder público para a concretização do projeto. Além dos incentivos previstos na Lei do Prodet, que incluiria doação de terreno e concessão de isenções fiscais, entre outros benefícios, a empresa também necessitaria de legislação específica para normatizar a destinação desses resíduos, além de regulamentar a concessão para exploração do serviço de reciclagem destes materiais.

O prefeito Ricardo Raymundo destacou que a implantação da usina de reciclagem de resíduos da construção civil garantiria inúmeros benefícios para o município, sobretudo no aspecto ambiental, econômico e de qualidade de vida.
Para ele, além de disseminar e fortalecer a cultura da reciclagem e reaproveitamento dos materiais, a iniciativa também ajudaria a reduzir o volume de entulhos de construção descartado indevidamente, adequando ainda mais o município em relação à legislação e normas ambientais. “A construção dessa usina vem ao encontro da política ambiental que queremos implantar em Tupã. Infelizmente, hoje o descarte do lixo produzido na construção civil é muito grande e, além de não ser reaproveitado, o que representa um grande prejuízo econômico, também é descartado de forma indevida nas margens de estradas ou outros locais impróprios, o que também acarreta enorme prejuízo ambiental”, analisou.

Ricardo ressaltou ainda as vantagens que as parcerias público-privadas podem proporcionar ao município. “No caso dos resíduos da construção civil, Tupã conta apenas como uma pequena usina de reciclagem de entulhos, que não é capaz de processar adequadamente os restos de obras para que possam ser transformados em materiais reaproveitáveis. Já a usina proposta pela iniciativa privada ajudaria a sanar as deficiências da nossa mini usina de reciclagem, fazendo com que o reaproveitamento desses materiais possa gerar renda e emprego ao município, além de combater a degradação ambiental causada pelo descarte irregular deste tipo de material na natureza”, defendeu.
O chefe do Executivo determinou à equipe técnica uma análise mais aprofundada do projeto. Ele garantiu que a prefeitura irá colaborar com o empreendimento dentro da legalidade e de acordo com suas possibilidades.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce, enfatizou que a implantação da usina privada de reciclagem de resíduos da construção civil eliminaria um grande problema enfrentado pela administração pública, que atualmente é obrigada a destinar funcionários e maquinário, o que demanda aumento dos gastos públicos, para coibir a destinação inadequada e recolher entulhos descartados em locais impróprios.

Já o vereador Alexandre Scombatti, representando o Legislativo tupãense, também falou sobre a importância do projeto para a cidade e colocou a Câmara Municipal à disposição do grupo, ajudando no que for preciso para viabilizar a execução do projeto.